Vamos ouvir algumas músicas, que são exemplos de cantores que criaram uma melodia para a poesia de vários autores.
Adrana Calcanhoto / poema de Mário de Sá Carneiro;
K.D. Lang / Fado Hilário de Augusto Hilário
Elis Ridolfi / Juntei-me à voz verdadeira de Lídia Jorge (versão de Elba Ramalho)
Contrabando / poemas de Fernando Pessoa;
2ª Etapa
Se iniciamos hoje o estudo da poesia, porque será que estamos a ouvir músicas?
Chuva de ideias sobre a poesia e a música / debate.
3ª Etapa
Audição da versão original de Canon de Pachelbel
4ª etgapa
Vamos registar no quadro palavras (ideias / sentimentos...) que esta melodia vos tenha sugerido.
5ª Etapa
A partir do conjunto de palavras sugeridas e escritas no quadro, temos que chegar a um TEMA comum.
(a discussão deve ser orientada para se chegar a um tema que se associe a um ambiente urbano)
Vamos a partir de agora trabalhar em pequenos grupos de 3 ou 5 elementos
6ª Etapa
Cada grupo vai criar um texto poético subordinado ao tema comum e que integre, se não todas, pelo menos a maioria das palavras registadas no quadro.
7ª Etapa
Audição de várias versões contempoâneas de Canon de Pachelbel:
- Hip-hop com dança
- Rap cantado (em Alemão)
- rap de Canon de Pachelbel (instrumental)
8 ª Etapa
Agora cada grupo vai tentar sobrepor à versão instrumental o seu poema, fazendo as devidas adaptações: criação de um refrão que se repete, adequar a extensão dos versos às variações da melodia...
9ª Etapa
Preparar a apresentação à turma, ao vivo ou em suporte video.
10ª Etapa
Usar o programa powersoundeditor para sobrepor a música e as v ozes dos alunos, para criar um CD de turma.
http://www.free-sound-editor.com/http://www.free-sound-editor.com/http://www.free-sound-editor.com/